Como cobrar por uma mesa de frios ou serviços de buffet

postado em 5 de setembro de 2011

mesadefrios1

Estou escrevendo esse post porque muita gente entra em contato perguntando como pode cobrar por um serviço de buffet para evento ou por uma mesa de frios. Parece que a dúvida é frequente!

Gente, eu não posso dar valores!! Cada cidade do país tem um custo de vida diferente, as pessoas têm conhecimento e experiência variados e necessidades distintas, um bom lucro para mim pode ser pouco para você e vice-versa. Eu também não posso lhe dizer cobre R$ X! Provavelmente o valor que eu cobro é mais alto do que você poderia cobrar porque eu estou nesse mercado faz muitos anos e já sou conhecida, e sinceramente eu me valorizo!


Abaixo fiz um pequeno guia com dicas para você chegar ao SEU valor.

1 - Custo

É o mais simportante de tudo! Saber calcular o quanto você vai gastar para fazer um buffet é a base para formular o preço de venda. Pegue um papel e caneta e anote todos os itens de comida e bebida que você vai comprar; o valor de ajudantes, garçons, etc; gelo; o material que vai alugar/comprar; gastos com gás, luz, telefone, estacionamento, material de limpeza, gasolina e/ou transporte, etc. Some absolutamente tudo o que você vai gastar para fazer o evento. É sua primeira festa e você não sabe o quanto cada coisa vai custar? Faça uma estimativa, sempre com folga, vá ao mercado e anote os preço ou pesquise pela internet.

Mas e se você for cobrar somente pela mão de obra? Tenha certeza de que a cliente vai pagar tudo mesmo. E seu transporte de ida e volta para o local? Se você for pagar ele é custo.

2 - Margem de lucro

Estipule o percentual do seu lucro. Eu costumo usar a fórmula 100% de custo + 100 %  = valor de venda, para isso basta dobrar seu custo que você terá um valor para venda. Mas a escolha é sua, se o evento for grande como para 200 ou mais pessoas você pode cobrar um percentual menor porque você ganha no volume. Quem escolhe o percentual é você.

3 - Valor dos concorrentes

Agora que você já sabe seu custo, pesquise o preço dos seus concorrentes. Entre em contato com os buffets de sua cidade que oferecem um serviço similar ao seu  para saber o orçamento deles. Dessa forma você tem uma ideia do valor de mercado, para que seu preço não seja nenhum absurdo. Ele pode ser bem maior caso você tenha muita experiência e/ou seja famosa e pode ser um pouco menor caso você esteja começando. Mas se é seu primeiro evento você não deve cobrar mais que o melhor buffet da cidade, correto?

4 - Compensação

Analise se o valor que você quer cobrar pode ser pago pelos seus clientes em potencial. Não adianta cobrar X se não tem quem pague, correto?
Analise se o valor do seu lucro é suficiente para você. Não adianta prestar um serviço e ficar reclamando que ganhou pouco!
Ajuste seu preço de venda se necessário.

5 - E se eu for cobrar somente pela mão de obra para montar uma mesa de frios/de doces, etc?

Eu não trabalho dessa forma, e como já falei antes não posso lhe dar um preço! Mas pense comigo: como disse acima deve ser um valor que o cliente esteja disposto a pagar e que lhe deixe satisfeito, correto?
Analise quantas horas você vai levar para montar a mesa, vai somente montar ou vai cozinhar alguma coisa? Vai ficar no evento? É um dia inteiro de trabalho - 8 horas, mais ou menos?
Você pode pegar o valor que um bom garçom ganha em sua cidade e multiplicar por dois. Acho justo, afinal a montagem de mesas é um trabalho mais específico que requer algum talento e treino. Eu cobraria esse valor por até 4 horas de trabalho, mas você vai decidir seu valor. Esse método não é científico!! É só uma ideia para você não ficar perdido…

Espero ter ajudado!

Eventos bem temperados para todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Arquivado em: Dicas

Comentários

20 Respostas para “Como cobrar por uma mesa de frios ou serviços de buffet”
  1. LIENALVA FERRAZ (liu) disse:

    Bom dia, Parabens!! Adorei de conhecer este site, está muito bem elaborado, e tem ótimas receitas, já experimentei umas duas e gostei muito. Vou aproveitar e fazer uma consulta:
    gostaria de sugestao de pratos e quantidades para um almoco para 35 pessoas, todos adultos.
    Grata, boa semana.
    Liu.

  2. Marinice Fernandes de Melo disse:

    Gostaria de saber valor de uma mesa de frios para 200 pessoas

  3. admin disse:

    Enviei um e-mail com o orçamento para você Marinice.
    abçs

  4. Rosane disse:

    Faço somente salgados, se por um acaso um buffet encomendar os meus salgados, mas a pessoa faz questão que eu vá a festa para fritá-los e servi-los quentes como devo cobrar? por favor, se puder me responder eu agradeço!

  5. admin disse:

    Rosane,
    Você pode cobrar de duas maneiras: cobrar um valor extra, como uma diária de trabalho, para ir fritar. Ou pode ter dois valores diferentes para o cento do salgado: um valor mais baixo sem fritura e outro maior que inclui sua ida para fritar no local.
    Espero ter ajudado.
    abçs

  6. Milca Fernandes disse:

    Por favor,preciso de ajuda!!!!!
    Quanto devo cobrar por uma mesa Coff Breack de 15 minutos para 35 pessoas?
    Obrigada!

  7. admin disse:

    Milca, dá uma olhada nesse link aqui onde explico como cobrar por serviços: http://www.mesadefrios.com/blog/index.php/2011/09/05/como-cobrar-por-uma-mesa-de-frios-ou-servicos-de-buffet/
    bjs e boa sorte!

  8. Danielle disse:

    olá! tenho uma certa dificuldades para cobrar pelos meus trabalhos, vc podera estar me orientando melhor o quanto que devo cobrar? trabalho com festas em geral. quero saber principalmente sobre mesas de frios , muiiiiiito obrigada desde já!!!!!

  9. admin disse:

    OI Danielle,
    Sua pergunta foi respondida nessa postagem aqui: http://www.mesadefrios.com/blog/?p=520
    Espero que te ajude.
    abçs

  10. Flavia Regina Marcondes disse:

    Eu gostaria de saber como eu faço isso e forma de tabela eu gostaria de saber pode me ajudar .

  11. Reginaldo disse:

    adorei seus esclarecimento

  12. Jéssica disse:

    Olá, gostaria de saber o valor de um mesa de frios para 120 pessoas! Obrigada!

  13. Renata disse:

    Ola boa tarde estou começando a montar um buffet e gostaria de algumas dicas com relação a proporcao dos itens por pessoa como por exemplo uma mesa de frios para 100 pessoas quanto de cada item eu devo comprar pra poder fazer uma boa mesa

  14. sheila disse:

    Boa noite trabalho com salgados de festas a 10 anos hj quero oferecer mais qualidade no meu trabalho com a mesa e tabua de frios o meu problema é na parte da entrega eu monto no local ou já levo a tabua pronta?????obs:estou iniciando aprendendo e n sei como faço essa entrega??tenho q embalar???na parte de cobrar vc me ajudou muito obrigado boa noite um abraço

  15. admin disse:

    Sheila,
    Para transportar uma tábua ela deve estar bem coberta pra não pegar poeira, etc. Se puder montar no local ela vai ficar mais fresquinha.
    abçs

  16. Adorei as informações Parabéns…

  17. Adriana disse:

    Bom dia . Parabéns pelo trabalho dessa página. Faço brigadeiros gourmet e cupcakes.Gostaria de oferecer meu trabalho em buffet e docerias. Já tenho elaboração de meus custos e lucros, mas gostaria de saber se ao apresentar meu trabalho devo abater porcentagem e quanto. Agradeço demais pela atenção.

  18. admin disse:

    Obrigada. O percentual de comissão deve ser acordado com a empresa, converse com eles. Esse valor deve estar nos seus custos sim.
    abçs e sucesso!

  19. Otoniel disse:

    Ola gostei muito de suas dicas. Eu e ,eu cunhado estamos com um projeto de montar um buffet, mas só trabalhar na parte de comes e bebis, mesas de frios, garçons e limpeza de fim de festa. Sera que vale a pena terceirizar o restante, como decoracao, cerimonial, fimagem , fotos, DJ, iluminação, etc ?
    Ou por enquanto é melhor ficar só na parte que queremos mesmo??

    Se puder nos ajudar agradeço.

  20. admin disse:

    Otomiel, acho que uma parceria bacana com bons fornecedores/empresas (de decoração, cerimonial, etc.) pode ajudar vocês bastante, principalmente porque um parceiro divulga o trabalho do outro. Mas terceirizar em forma de vender o serviço de outra pessoa eu não gosto muito, pode atrapalhar no início, dar mais trabalho do que vocês já vão ter. De qualquer maneira escolha bem esses fornecedores/parceiros para não deixar furo com o cliente. Sucesso!

Deixe um comentário