Dicas sobre bebidas para eventos – quantidades, o que servir, gelo, etc.

postado em 23 de abril de 2009

 

Quantidade de bebida aproximada para um evento de 4 horas

 

600 ml de refrigerante por pessoa

800 ml de cerveja por pessoa

200 ml de água por pessoa

Vinho ou espumante se não houver cerveja – calcule ½ garrafa por pessoa

Vinho ou espumante se houver cerveja – calcule 1 garrafa para cada 5 pessoas - dimunua a cerveja para 600 ml

Whisky – 1 garrafa para cada 50 pessoas

Coquetel de frutas – 4 litros para 50 pessoas

 

Atenção: as quantidades acima são quantidades padrão - antes de calcular as quantidades de qualquer item servido em um evento, analise seu público e o ambiente – por exemplo, homens e adolescentes costumam beber mais álcool; no calor do verão em ambiente sem climatização é necessário uma quantidade maior de água e refrigerantes; etc.

 

Copos

 

O ideal é ter de 2 a 3 copos de vidro por pessoa no total – divididos pelos vários tipos necessários (tulipas, água/refrigerante, flutes, etc).

Para descartáveis calcule aproximadamente 5 copos por pessoa.

 

Cerveja – lata ou garrafa

 

Particularmente gosto de latas – não costumo trabalhar com garrafas, mas é uma escolha pessoal.

Vantagens da lata: não quebram(mas cuidado que furam), gelam com rapidez, são mais leves(mais fáceis de transportar), ocupam menos espaço

Vantagens da garrafa – são mais baratas, alguns fornecedores aceitam devolução caso não sejam consumidas

 

O que servir

 

O básico

O serviço de bebidas básico deve incluir refrigerantes(comum e diet), água mineral e cerveja (caso não haja impedimentos para álcool).

Se possível inclua algum suco ou mate, muitas pessoas hoje em dia não bebem refrigerantes.

Não se esqueça da água! É muito chato ir a um evento que não tenha água! Eu que não bebo refrigerantes sempre sofro com isso…

 

Festas infantis

Já me perguntaram algumas vezes se festa infantil tem que ter cerveja. E eu pergunto de volta – a festa é para as crianças ou para os adultos? Não acho mal educado não servir alcoólico em festas infantis, já que o foco do evento são as crianças.

 

Festas sem álcool por motivo religioso

É interessante servir uma variedade de coquetéis sem álcool, sucos, mate, etc. para sair da monotonia. Aumente a quantidade de refrigerantes.

 

Mesa de frios

Muitos clientes me perguntam se devem servir somente vinho. Eu particularmente acho que não é o caso, principalmente no Rio de Janeiro, onde faz calor e a maioria das pessoas gostam mesmo é de uma cerveja bem gelada. Mesa de frios não é um queijos e vinhos e ela já está tão popular hoje em dia que costuma se servida com qualquer bebida – desde sucos, coquetéis, caipirinhas até espumantes e vinhos tinto. Analise bem seu público antes de decidir o que servir.

 

Caipirinhas e drinks feitos na hora

É muito interessante ter um bar no evento – algumas empresas são especializadas nisso e levam todo o material e ingredientes.

Se você não puder contratar um barman, contrate um garçom extra só para preparar as bebidas – não esqueça de separar os utensílios necessários ao preparo, todos os ingredientes e também uma bancada ou mesa confortável para o garçom trabalhar. Esse garçom não terá tempo de servir, por isso não conte ele para isso.

 

Dicas gerais

 

  • Não se esqueça de que os funcionários do evento (ajudantes, copeiras, garçons, etc.) também precisam beber pelo menos água.
  • Não se esqueça do gelo filtrado para whisky, caipirinha e drinks
  • Coloque as bebidas para gelar no dia anterior se estiver utilizando geladeira ou freezer
  • Coloque as bebidas para gelar 3 horas antes se estiver usando gelo
  • Se houver necessidade de gelar a bebida com pressa coloque sal no gelo – mas cuidado, o gelo irá derreter mais rapidamente
  • Não se esqueça do saca-rolhas e ou abridor para garrafas

 Ao pedir gelo

 

  • Peça com alguns dias de antecedência – caso seja reveillon é melhor pedir com bastante antecedência, principalmente se precisar de tina.
  • Peça para uma meia hora antes da hora pretendida – é comum haver atrasos na entrega Deixe nome e telefone com a pessoa encarregada e anote o dele – já aconteceu comigo do carro de entrega quebrar e a pessoa não ter meu telefone para avisar
  • Devido ao item acima – ligue algumas horas antes para confirmar a entrega – foi o que me salvou!
  • Cada tina alugada comporta em torno de 1 e ½ ou 2 sacos de gelo – se tiver na dúvida, pergunte à pessoa que alugar.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Arquivado em: Dicas

Comentários

15 Respostas para “Dicas sobre bebidas para eventos – quantidades, o que servir, gelo, etc.”
  1. Maria do Carmo F Lima disse:

    Boa noite.
    Estou organizando um evento acadêmico para 600 alunos. Gostariamos de servir um kit com bolacha de sal, um bombom e um suco. O evento acontecerá num auditório mas nada pode ser consumido nele, terão que usar um saguão onde não há cadeiras, apenas algumas mesas. Estaria correto fazer isso? O que você sugere?

  2. admin disse:

    Oi Maria do Carmo,
    Você está certa, um lanche está de bom tamanho para a ocasião. Se for horário de almoço ou jantar pode incluir um sanduíche também e/ou uma fruta.
    abçs

  3. Vanessa disse:

    Olá,

    Vou me casar ano que vem e como sou artesã, farei toda a parte de decoração para a cerimônia e a recepção.
    Eu terei de fazer a parte da recepção também, porque a maioria dos buffet que estou ligando ou enviando e-mails não entendem que não podemos consumir bebida alcóolica. Além disso, um anjo em minha vida vai me dar de presente o bolo e os doces, mas os buffets não estão querendo entender isso.
    Então, gostaria de saber qual a quantidade de comida que devo comprar para 200 convidados?
    Pensei em algo como: Arroz, vinagrete, carnes (bovina, frango e linguiça) e para bebida apenas água e refrigerante, entende? Mas, não sei a quantidade de nada.
    Eu estou tão triste com tudo, que estou com vontade de casar apenas no cartório.

    Obrigada,

    Que Deus a abençoe muito.

    Vanessa.

  4. rosimeri disse:

    Olá, farei uma festa de casamento para uma conhecida e é meu primeiro trabalho como profissional, ela quer de cardápio strogonof de frango, arroz e batata palha para 150 pessoas, vc pode me ajudar pois não sei como cobrar por isso e nem calcular quantidade?
    Muito obrigada e que Jesus te abençoe sempre.

  5. admin disse:

    Rosimeri,
    Dá uma olhada em quanto cobrar aqui: http://www.mesadefrios.com/blog/?p=520
    abçs e boa sorte!

  6. leane disse:

    gostaria de saber se em um buffet que já tera salgados, doces bolos, bebidas somente refrigerante, e a mesa de frio e necessario servir vinho devido aos frios.

  7. admin disse:

    O vinho é sempre opcional, mesmo servindo frios.
    abçs

  8. eliane disse:

    Olá, vou fazer o aniversário da minha filha no salão do condomínio, p/ aprox. 60 pessoas, sendo 20 crianças.
    Gostaria de saber como servir os salgados, doces e bebidas, já que não vou contratar ninguem para ajudar. Espero resposta, pois a festa já é sábado.
    Desde de já agradeço a atenção.

  9. admin disse:

    OI Eline,
    Não tem como “servir” comida e bebida se você não tem ninguém para ajudar… As comidas frias e as bebidas (com um balde gelo se possível) você pode colocar em uma mesa e as quentes você mesma pode servir.
    abçs e boa festa!

  10. ricieri disse:

    boa noite

    em um jantar americano com entradas e coqueteis ,onde serão servidos : cervejas , refrigerantes , agua , vinhos , prosseco , espumante , como servir as bebidas ( cervejas e refrigerantes) , em copo , em lata ou jarra??

  11. admin disse:

    Não é interessante colocar cerveja e refrigerantes em jarras porque as bebidas perdem o gás. Se for um jantar informal deixe as bebidas em suas garrafas/latas originais, se tive um cooler com gelo melhor ainda. Caso tenha garçons o ideal é servir nos copos.
    abçs e boa festa!

  12. TANIA disse:

    Olá, gostaria de saber a quantidade de frios que é preciso para servir 200 pessoas, é para meu casamento, tercerizado é muito caro, por isso quero eu mesma fazer.. Penso em colocar no prato queijo (mussarela picadinho) presunto, palmito, salame, azeitona, pepino em conserva.. Poderia me ajudar nisso? Desde já agredeço muitooooo! Deus abençoe!

  13. admin disse:

    Tania, eu não posso he dar uma quantidade exata, a quantidade vai depender de todo o resto que você servirá em sua festa… Caso os frios sejam só uma entradinha você pode servir aproximadamente 100 g no total por pessoa.
    Espero ter ajudado.
    abçs

  14. Suellen mara disse:

    Ola, boa tarde!
    Vou dar uma festa infantil em casa para minha sobrinha e gostaria de saber se tem algum problema os garçons servirem o refri e a cerveja em copo descartável, ou o ideal é servir a cerveja no copo de vidro?

  15. admin disse:

    Suellen,
    Algumas pessoas detestam cerveja em copos de plástico, mas é comum servir assim mesmo, principalmente em festas mais informais e churrascos. Fica a seu critério.
    abçs e sucesso com a festa!

Deixe um comentário